O Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) é um dos três maiores órgãos acadêmicos ao lado do Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA) e da Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA), sendo o maior em número de membros. O DCMA é responsável por organizar eventos como o Congresso Médico Acadêmico da Santa Casa (CoMASC), o Santa Casa de Portas Abertas e o Band Pró, além de organizar cursos e ligas e auxiliar com iniciações científicas. Para tal, conta com seis diretorias, cada qual com uma função distinta: CoMASC, Ligas, Científico, Cursos, Marketing e Social.
Com reuniões semanais, o DCMA está sempre de portas abertas a quaisquer interessados em participar. Aqui, todos têm igual voz, e todas as opiniões serão consideradas, tornando a participação de cada um essencial.

DCMA

Com o desenvolvimento tecnológico e o alto investimento em pesquisa, o conhecimento humano vem crescendo exponencialmente, em especial o conhecimento da área médica que ainda apresenta espaço para a elucidação de diversos enigmas. Atualmente, a cada 8 meses são publicados tantos trabalhos científicos que o conhecimento na área de saúde pública duplica.

Por esse motivo, o aprendizado médico tem-se mostrado cada vez mais intenso e exigido uma rápida absorção de novos conceitos por parte dos alunos, muito mais rápida do que a capacidade adaptativa curricular das instituições de ensino. Além disso, conhece-se a necessidade da inserção precoce do aluno em atividades de pesquisa para que ele aprenda a lidar com o mercado de trabalho que exige não somente médicos competentes no combate a doenças, mas também capazes de gerar conhecimento.

Na tentativa de suprir as necessidades discentes do aprendizado extracurricular e de sua inserção na pesquisa é que surgem as propostas do DCMA, órgão acadêmico formado por discentes que lutam pelo ideal de ajudar a todos nós, alunos, a ter a possibilidade de uma formação complementar ideal. Baseado nesse objetivo, o DCMA apresenta orgulhosamente o Título II dos princípios e finalidades do nosso estatuto:

“Art.3º – São princípios e finalidades do DCMA: 

I. Organizar cursos e palestras com finalidade didática e realizar anualmente o Congresso Médico Acadêmico (CoMASC) e a Jornada de Prêmios Manoel de Abreu; 

II. Incentivar a pesquisa e a atualização científica; 

III. Coordenar o funcionamento das ligas, grupos de estudos e demais atividades acadêmicas extracurriculares da F.C.M.S.C.S.P.; 

IV. Publicar a Revista Ciências Médicas & Pesquisa”

Dessa forma, é papel do DCMA, através da realização de cursos, ligas acadêmicas, congressos, simpósios e muitos outros, fomentar o desenvolvimento acadêmico dos alunos e científico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Diretoria 2017

Executiva

Presidente: Bruno Derwood Mills Costa de Carvalho(LIII)

Vice-Presidente: Leonardo de Moura Volpi (LIII)

Secretaria Geral: Ísis de Vitto Ferreira (LIII)

Tesouraria: Ana Carolina Noyama Borges (LIII) e Fábio Carramão Narimatsu (LIV)

executiva_2017

Marketing

Alliny Oliveira Carvalho Galvan (LIII)

Isabela Marangon Pasotti (LIII)

Pedro Salem Molino (LIII)

Samuel Fen I Chen (LIV)

marketing_2017

Científico

Angela Kim (LIII)

Flavia Nascimento Ost(LIV)

Gabriel Chung (LIII)

cientifico_2017.jpg

Ligas

Catherine Frankel de Paulo (LIII)

Heloisa Gabriel Tersariol (LIII)

Morgana Barros Aboud (LIII)

ligas_2017.jpg

Cursos

Dânae B. D. Leiderman (LIV)

Leo J. Kunigk (LIV)

Letícia Yuki Matsushida (LIII)

Luiza Fernandes Gremaud (LIV)

cursos_2017.jpg

Social

Ayrton Piassi Bertelli (LIV)

Lucas Eiti Nishizawa (LIV)

social_2017.jpg

Comasc

Bárbara Ariolli Bertaglia (LIV)

Bárbara Cristina Souza (LIV)

Caio Honda Rampazzo Del Valhe (LIV)

Gabriel Bassani Simões da Silva (LIV)

Helena Regina Tenório de Godoi (LIV)

Rebecca Luguera Copin Tenório (LIV)

comasc_2017.jpg