Com o desenvolvimento tecnológico e o alto investimento em pesquisa, o conhecimento humano vem crescendo exponencialmente, em especial o conhecimento da área médica que ainda apresenta espaço para a elucidação de diversos enigmas. Atualmente, a cada 8 meses são publicados tantos trabalhos científicos que o conhecimento na área de saúde pública duplica.

Por esse motivo, o aprendizado médico tem-se mostrado cada vez mais intenso e exigido uma rápida absorção de novos conceitos por parte dos alunos, muito mais rápida do que a capacidade adaptativa curricular das instituições de ensino. Além disso, conhece-se a necessidade da inserção precoce do aluno em atividades de pesquisa para que ele aprenda a lidar com o mercado de trabalho que exige não somente médicos competentes no combate a doenças, mas também capazes de gerar conhecimento.

Na tentativa de suprir as necessidades discentes do aprendizado extracurricular e de sua inserção na pesquisa é que surgem as propostas do DCMA, órgão acadêmico formado por discentes que lutam pelo ideal de ajudar a todos nós, alunos, a ter a possibilidade de uma formação complementar ideal. Baseado nesse objetivo, o DCMA apresenta orgulhosamente o Título II dos princípios e finalidades do nosso estatuto:

“Art.3º – São princípios e finalidades do DCMA: 

I. Organizar cursos e palestras com finalidade didática e realizar anualmente o Congresso Médico Acadêmico (CoMASC) e a Jornada de Prêmios Manoel de Abreu; 

II. Incentivar a pesquisa e a atualização científica; 

III. Coordenar o funcionamento das ligas, grupos de estudos e demais atividades acadêmicas extracurriculares da F.C.M.S.C.S.P.; 

IV. Publicar a Revista Ciências Médicas & Pesquisa”

Dessa forma, é papel do DCMA, através da realização de cursos, ligas acadêmicas, congressos, simpósios e muitos outros, fomentar o desenvolvimento acadêmico dos alunos e científico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Confira o Estatuto completo do DCMA.

Funções

O Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) é um dos três maiores órgãos acadêmicos ao lado do Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA) e da Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA), sendo o maior em número de membros. O DCMA é responsável por organizar eventos como o Congresso Médico Acadêmico da Santa Casa (CoMASC), o Santa Casa de Portas Abertas e o Band Pró, além de organizar cursos e ligas e auxiliar com iniciações científicas. Para tal, conta com sete diretorias, cada qual com uma função distinta: Executiva, CoMASC, Ligas, Científico, Cursos, Marketing e Social.

 

Diretoria

Membros Funções

Executiva

Presidente e Vice-presidente

Secretaria

1º tesoureiro e 2º tesoureiro

É a única diretoria cujos componentes precisam ter sido membros do DCMA na gestão do ano anterior.

Presidente e vice-presidente coordenam as funções das outras diretorias e apoiam sempre que necessário, tentando prover um ambiente favorável para as atividades das outras diretorias.

A Secretaria é responsável pelas atas e reservas de salas para as reuniões.

Os tesoureiros obviamente cuidam das finanças do órgão, organizando gastos e entradas monetárias. O 1º tesoureiro é o “tesoureiro chefe” e não é eleito, sendo o cargo ocupado pelo 2º tesoureiro do ano anterior.

Científico

3 pessoas

A função básica é ajudar a pesquisa na graduação, entendo como funciona o Edital PIBIC e tirando dúvidas sempre que possível, além de divulgar datas e prazos relevantes (PIBIC, Jornada de Intercâmbios, etc). Está em constante contato com a Comissão científica para discutir melhorias e demandas dos alunos.

Cuida também do IC na Santa, tanto o site quanto as palestras, buscando concentrar as informações sobre Iniciação científica para promover a pesquisa na Santa Casa.

A terceira grande função é organizar a Jornada de Prêmios: As inscrições começam normalmente no fim de julho, então a preparação é iniciada um pouco antes. A Jornada termina no começo de outubro com a apresentação dos trabalhos no CoMASC.

CoMASC

6 pessoas

Organiza o CoMASC! Ele acontece no início de outubro, dura 2 dias (mais a noite de abertura) e é o maior evento do DCMA. As atividades já se iniciam no fim do ano anterior, pois é necessário buscar patrocinadores que fecham seus orçamentos para o ano seguinte com antecedência.

Além de conseguir palestrantes diferentes e temas interessantes, é necessário providenciar coffee, brindes, decoração, reservar salas, além de muitas outras funçõezinhas que vão surgindo ao longo do ano.

Cursos

4 pessoas

Organiza cursos para os alunos!

Normalmente são 2 cursos grandes: No 1º semestre, acontece o tradicional “Workshop de especialidades”, em que médicos formados falam sobre a como é o trabalho em sua especialidade. No 2º semestre, é um tema de escolha da diretoria – em 2016 tivemos o curso de “Medicina Forense”.

Além disso, também organizam os mini-cursos pré-CoMASC.

Ligas

3 pessoas

Organiza o ConLigas no início do ano, um evento em que as diretorias das Ligas são instruídas sobre as necessidades burocráticas de funcionamento de sua liga e submetem a documentação para criação ou manutenção da liga.

Além disso, precisa marcar os Cursos de introdução de Ligas, tentando evitar que os eventos se sobreponham (Inclusive evitar que coincidam com eventos como o Workshop de especialidades e O Portas Abertas). A diretoria de Ligas também fica responsável por fazer as inscrições dos participantes nos cursos de introdução, ou ao menos prestar suporte à Diretoria da Liga.

Por fim, fazem parte da conferência de atas das Ligas para emissão de certificado, além de ter que manter as informações atualizadas sobre as ligas existentes no site do DCMA.

Marketing

4 pessoas

Cuida da divulgação do DCMA, no facebook e no site oficial, bem como caso seja necessário “spammear” grupos de whatsapp com algum aviso.

Também organiza o Portas abertas, evento em que alunos vestibulandos (e também pais) vêm passar uma tarde da Santa Casa para conhecê-la, tendo palestra de abertura, kit, coffee e visitas a departamentos como Morfologia e Patologia, além de um tour pela faculdade. Geralmente ocorrem ao menos duas edições no ano.

Os alunos do Marketing do DCMA também são aqueles que visitam escolas de ensino médio quando é organizado algum evento sobre carreiras, por exemplo o BandPró.

Social

2 pessoas

Trabalha bastante durante a matrícula e a semana de recepção dos calouros, preparando o tour pela Santa Casa, as atividades da semana do PIPA e o kit dos calouros.

Também providencia as polos para os membros da gestão do DCMA, atualizando o modelo da camisa e a ilustração se necessário.

Além disso, é responsável por organizar eventos de integração entre membros do DCMA e calouros, normalmente um churrasco ou festinha que acontece no fim do 1º semestre.

Participe

As eleições para a gestão do ano seguinte ocorrem no fim de Outubro ou início de Novembro de cada ano.

Quem pode se candidatar? A eleição não é feita por chapa, mas sim por cargo – ou seja, qualquer aluno pode se candidatar a um cargo específico. Não é necessário ter sido membro na gestão anterior para se candidatar a alguma diretoria, embora ter participado das atividades do DCMA ajude os eleitores a conhecer seu trabalho

Quem pode votar? Para votar é necessário ser membro do DCMA. Isso inclui:

  • Alunos que atingiram a presença mínima de 75% nas reuniões
  • Alunos da gestão atual
  • Alunos de gestões anteriores

Com reuniões semanais, todas as terças-feiras às 12h, o DCMA está sempre de portas abertas a quaisquer interessados em participar. Aqui, todos têm igual voz, e todas as opiniões serão consideradas, tornando a participação de cada um essencial. No fim do ano, é fornecido certificado de membro do DCMA para alunos de graduação que frequentem ao menos 75% das reuniões.