A Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo(FAPESP) oferece Bolsas de Iniciação Científica que podem ser requisitadas durante todo o ano, via Sistema SAGe. Diferente da bolsa PIBIC, a FAPESP não tem cota de bolsas disponibilizadas para a FCMSCSP, sendo cada pedido analisado individualmente.

DURAÇÃO DA BOLSA

A bolsa é concedida por período de um ano, com início no dia 01 de cada mês, podendo ser feita requisição de renovação. A vigência da bolsa não pode ultrapassar a data do término do curso de graduação do bolsista.

VALOR

A bolsa de Iniciação Cientifica para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País .
A partir de 01 de Abril de 2017, este valor é R$643,20 (verificado em Junho de 2017).

REQUISITOS

Estar cursando a graduação, ter concluído número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto e ter bom desempenho acadêmico, o que deve ser comprovado pelo histórico escolar. O histórico escolar simples, onde consta apenas a lista de disciplinas em que o aluno foi aprovado, não é suficiente: é necessário que o documento inclua as médias finais e também informar qual a nota necessária para aprovação da faculdade.

A bolsa pressupõe dedicação exclusiva ao curso e à pesquisa (mínimo de 12 horas semanais). O bolsista não pode ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, durante toda a vigência da bolsa. 

O candidato também deve estar em dia com a FAPESP (emissão de pareceres e devolução de processo, entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas), sob pena de bloqueio na liberação de recursos.

(Fonte: Página da FAPESP)

NA SANTA

A requisição neste caso é feito diretamente a FAPESP: os casos não são analisados pela FCMSCSP.