Há várias formas de intercâmbio na Santa Casa.

PESQUISADORES DO FUTURO

O programa é destinado a alunos de 2º e 3º ano, com a viagem programada normalmente em janeiro e fevereiro – o período exato será definido pela instituição que receberá o aluno.

Há uma bolsa que cobre a passagem aérea do Brasil até a instituição de destino e volta, alimentação, moradia durante o período de estágio e seguro saúde. O valor dependerá do local de destino, sendo estimada uma média desses custos.

O período de inscrições normalmente começa no mês de agosto. O processo seletivo envolve principalmente uma redação em inglês (onde será verificada capacidade de comunicação e correção gramatical) e entrevista.

Veja mais em perguntas frequentes ou na chamada para seleção de 2017.

IFMSA

A IFMSA (International Federation of Medical Students Association) também organiza intercâmbios, nesse caso sendo os próprios membros responsáveis por receber os intercambistas em suas residências (você será recebido na casa de um estudante, e eventualmente receberá um estudante em sua casa).

Há um esquema de pontuação para escolha dos locais de destino, com pontos ganhos principalmente por filiação e participação em atividades promovidas pelo grupo.

Para mais detalhes, entre em contato com a IFMSA.

DENEM

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) é uma entidade representativa dos estudantes de Medicina do Brasil, promovendo diversas atividades – em particular, vivências, estágios e intercâmbios, nacionais e internacionais, nos quais pode se inscrever qualquer aluno de medicina devidamente matriculado em uma Faculdade/Universidade.

A inscrição nos processos seletivos normalmente é intermediada por uma Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV), vinculada ao Centro Acadêmico.

Saiba mais sobre as oportunidades de intercâmbio no site do DENEM ou entre em contato com o Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA) para mais orientações.