Clique aqui para acessar a lista de 2020!

UNA-SUS

Você conhece o UNA-SUS? A Universidade Aberta do SUS é uma plataforma que oferece cursos online totalmente gratuitos com o objetivo de complementar ou aprimorar o conhecimento técnico e profissional. Algumas sugestões de cursos:

Propedêutica cardiovascular na atenção básica

Prevenção ao suicídio

Envelhecimento da população brasileira

Cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos


HOSPITAL ISRAELISTA ALBERT EINSTEIN

O Hospital Israelita Albert Einstein também oferece diversas opções de cursos gratuitos ministrados em sua plataforma EaD. Com diferentes cargas horárias, os cursos garantem ainda a certificação após sua conclusão. Algumas sugestões de cursos:

Prevenção de infecções

Ventilação mecânica básica

Teleatendimento em saúde mental

COVID-19: Manejo clínico na Unidade de Terapia Intensiva


HC-FMUSP

O HC-FMUSP, através da sua plataforma virtual, a Escola de Educação Permanente, disponibiliza eventos com certificação. Vale a pena conferir! Segue algumas sugestões:

Fórum: desafios da residência médica no Brasil

Workshop de Sistemas de Saúde


HARVARD

A Universidade de Harvard também oferece cursos gratuitos e com certificação em sua plataforma online. Para acessá-los, basta se registrar na plataforma e começar a usar! Algumas sugestões:

The Opioid Crisis in America

Creativity & Entrepreneurship

Introduction To Music Theory

Mandarin Chinese: Level 1

Basic Spanish 1: Getting Started

Data Analysis for Life Sciences


YALE

Há vários cursos disponibilizados pela universidade de Yale. Você pode acessá-los pela própria plataforma da Yale ou pelo YouTube . A seguir, algumas sugestões:

Understanding Medical Research: Your Facebook Friend is Wrong

Power and politics in todays world

Financial Theory

Modern Poetry


GOOGLE

Diversos conteúdos de aprendizagem gratuitos que ajudarão a expandir seus negócios ou alavancar sua carreira. Você pode selecionar módulos individuais ou fazer um curso inteiro, se preferir. Algumas sugestões:

Crie um currículo

Como editar seu currículo

Networking eficiente


COURSERA

Plataforma online voltada para o aprendizado. Todos os cursos são gratuitos, mas apenas a versão paga oferece certificação. Em geral, a maioria dos cursos estão em inglês com legendas para português. Universidades de todo o mundo (incluindo o Brasil!) oferecem cursos nessa plataforma. Algumas sugestões:

Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajuda-lo a dominar assuntos difíceis

Primeiros socorros psicológicos

Sinais vitais: como compreender o que o corpo está indicando

Teoria Sociológica Clássica


VEDUCA

Uma plataforma online que disponibiliza cursos gratuitos com conteúdos com professores renomados de grandes instituições como a USP, FIA, IBMEC e outros. Algumas sugestões:

Gestão da Inovação

Gestão de projetos

Fundamentos de Administração


CROCHÊ E AMIGURUMI

Um curso simples e grátis para aprender um novo hobby. Muito legal para aprender na quarentena. Melhora o foco, habilidades manuais e reduz o stress.

Curso básico

Curso avançado

 Pode parecer simples, mas está completo e bem explicado. A partir do momento que você aprende os pontos e as formas, dá para ler qualquer receita e criar qualquer coisa. Se surgir alguma nomenclatura ou comando que você não conhece é só por na internet. Depois dá para ver alguma coisa mais elaborada, por exemplo, outras formas de fazer cabelo, expressões faciais… Nesse curso também tem aulas extras que chegam no email, para quem se cadastra.
            Quanto às receitas tem uns cursos/pacotes de 30 reais por mais de 2000 receitas, mas tem bastante coisa grátis por aí. É só ficar fuçando. E se você já meio que tem uma noção das formas e procura alguma coisa parecida, dá para fazer a sua própria receita por tentativa e erro. Tem bastante coisa legal no Instagram, há grupos no Facebook que compartilham grátis e o Pinterest também é legal para ter ideias do que fazer!
  
 Dicas para quem está começando:
 (Pode parecer bastante coisa, mas no começo, para aprender, precisa de 1 linha e 1 agulha, e pode ser as que você tiver. Eu aprendi com linhas que eu já tinha em casa e agulhas da minha avó)
  
 Materiais:
 -    Agulhas: se você gostou do hobby pense em investir em uma agulha legal com um cabo mais confortável (eu uso as agulhas da círculo com cabo de bambu ou emborrachado). No começo (depois das agulhas da minha avó), comprei um kit (o mais barato que eu encontrei hein) com 16 agulhas de diferentes tamanhos e outras coisinhas. Não são das melhores, mas ajudam bastante quem está começando. Aliás, ainda uso bastante coisa que veio nele.
 -    Linhas: pode ser do material que você quiser e aí depende do que você quer fazer. Eu uso da círculo, mas tenho umas outras que eu vi e gostei. E aí tem vários tipos: amigurumi, barroco, linha, lã… Para quem for começar e ainda não sabe o que fazer (ou não tem nenhuma linha em casa), compre preta, branca, e sua cor favorita :) . Depois vai comprando as outras se você gostar do hobby. E tenta reservar antes de ir na loja, já que branco e preto são as cores que mais faltam. Além disso, é sempre bom comprar da linha preta daquela bem fininha para fazer detalhes.
 
Outras coisinhas: 
 -    Enchimento: para deixar os amigurumis fofinhos. 
 -    Agulha de tapeceiro: basicamente uma agulha de costura bem grande para costurar os pedaços. Tem de plástico e de metal.
 -    marcador de volta: tem uns bonitinhos para comprar, ou você pode só usar a linha de uma cor diferente. É o que você usa para marcar onde começou a volta (uma sequência de padrões).
 -    Contador de volta: é o que você usa para marcar que volta você está. Parece aqueles calendários que giram os números, mas pequeno. Para pessoas que nem eu que perdem a conta muito fácil é ótimo. Você pode só anotar em um papel também.
 -    Olhinhos, nariz e outras coisas: são baratinhos e dá para comprar mais ou menos pelo tamanho do que você pensa em fazer. Tem gente que prefere costurar o olho, mas eu não tenho essa habilidade toda.
 -    Dedal: para proteger seu dedo na hora de costurar as partes ou detalhes.
 -    Tesoura: tem gente que gosta de ter uma só para isso, mas qualquer uma serve.
 -    Cola de silicone: para colar as partes ao invés de costurar. Eu prefiro costurar e aí depende da pessoa, mas é bom ter a opção de colar.
 -    Feltro: para fazer detalhes, eu tenho branco e vermelho. Normalmente não precisa de muito, podem ser pedaços pequenos.
 -    Alfinetes: alfinetes com uma cabecinha colorida (para não furar o dedo), são ótimos para colocar as coisas no lugar antes de costurar ou colar as peças. 
  
 Onde comprar: 
 -    Lojas físicas: eu compro na loja física da Amimundi. O atendimento é ótimo, tem bastante coisa legal e é do lado da minha casa, então não tem frete. 
 Deem uma olhada depois no Instagram deles, as dicas para melhorar no crochê são ótimas (essa aqui foi a que mais me ajudou) 

 -    Procurem a loja física mais perto de vocês. É legal comprar quando você pode ver o material e pedir dicas. Além de tudo não tem frete e dá para ver se tem desconto a vista ou algum brinde :)

 -    Internet: se você quer comprar pela internet, aqui estão os sites que eu conheço gente que já usou: (os preços são mais ou menos iguais, aí tem que ver o frete e se tem alguma promoção). Segue algumas opções de lojas: 
Amimundi
Armarinhos São José
Mega Armarinho
Mercado Livre
Shopee
Rei do Armarinho

 ~ Mali (58) 


DESENHO

Uma recomendação de lugar para ver vídeo-aulas boas e legais de assistir. Tem mais de 100 vídeos grátis sobre desenho desde o básico até anatomia e caricatura. Acesse aqui



LIBRAS

Nesse site estão alguns sites que disponibilizam cursos de Libras. Cada um tem uma abordagem diferente.



G1

Lista reúne opções de 16 universidades e instituições em áreas como tecnologia, educação, empreendedorismo, marketing, gestão, e-commerce, mídias digitais, entre outros. Acesse aqui




ESTÁCIO

Um curso de gastronomia que aborda a cozinha das diferentes regiões do Brasil e técnicas de cozinha. Acesse aqui