A Diretoria de Cursos do DCMA é responsável pela promoção de
atividades extracurriculares para os graduandos, incluindo palestras,
cursos e diversas atividades práticas.

Os diretores montam esses eventos de acordo com os interesses dos
próprios alunos. Portanto, parte importante do seu trabalho é
consultar os graduandos por meio de enquetes e descobrir quais os
temas de maior demanda.

Tendo em mãos esses dados, os diretores partem para a execução. O
trabalho consiste em buscar os profissionais capacitados para
ministrar os cursos/palestras, reservar o espaço adequado para sua
realização, arrecadar os materiais necessários e organizar os
adorados coffee breaks. Dentre os cursos promovidos nos últimos
anos, destacam-se os de Educação Financeira para Profissionais da
Saúde, de Diagnóstico por Imagem e de Prática de Sutura.

Novembro/2020

Curso de Inglês Técnico para Médicos (Ginecologia e Obstetrícia): como o Inglês é necessário em diversas atividades da carreira médica (como a leitura de artigos, o acompanhamento de periódicos internacionais e o diálogo com colegas estrangeiros), este curso tratou da nomenclatura de sinais e sintomas e fomentou uma discussão a respeito de um artigo em Inglês (confira o artigo aqui). A aula foi ministrada pelo Prof. Renato Martins.

Curso de Queimados: os pacientes com queimaduras graves demandam atenção às particularidades em seu manejo e tratamento. Esses quadros são severos e demandam intervenção ágil e direcionada. Neste curso, o Prof. Dr. Paulo Tuma Jr. relatou sua experiência no atendimento de grandes queimados e expôs os cuidados a serem tomados em situações do tipo.

Outubro/2020

Curso de Inglês Técnico para Médicos (Ortopedia): como o Inglês é necessário em diversas atividades da carreira médica (como a leitura de artigos, o acompanhamento de periódicos internacionais e o diálogo com colegas estrangeiros), este curso tratou da nomenclatura de sinais e sintomas e fomentou uma discussão a respeito de um artigo em Inglês (confira o artigo aqui). A aula foi ministrada pelo Prof. Renato Martins e está disponível neste link (confira os slides aqui).

Curso de Inglês Técnico para Médicos (Neurologia): como o Inglês é necessário em diversas atividades da carreira médica (como a leitura de artigos, o acompanhamento de periódicos internacionais e o diálogo com colegas estrangeiros), este curso tratou da nomenclatura de sinais e sintomas e fomentou uma discussão a respeito de um artigo em Inglês (confira o artigo aqui). A aula foi ministrada pelo Prof. Renato Martins e está disponível neste link (confira os slides aqui).

Setembro/2020

Curso de Diagnóstico por Imagem (Cabeça): os exames de imagem fazem parte da rotina de qualquer médico e contribuem muito para a investigação clínica e a definição de diagnósticos. Nesta aula, o Dr. Angelo Chelotti Duarte abordou a importância dos diversos exames de imagem e as ocasiões em que cada um deles deve ser pedido. O curso está disponível neste link.

Agosto/2020

Curso de Inglês Técnico para Médicos (Cardiologia): como o Inglês é necessário em diversas atividades da carreira médica (como a leitura de artigos, o acompanhamento de periódicos internacionais e o diálogo com colegas estrangeiros), este curso tratou da nomenclatura de sinais e sintomas e fomentou uma discussão a respeito de um artigo em Inglês (confira o artigo aqui). A aula foi ministrada pelo Prof. Renato Martins e está disponível neste link (confira os slides aqui).

Curso de Diagnóstico por Imagem (Tórax): os exames de imagem fazem parte da rotina de qualquer médico e contribuem muito para a investigação clínica e a definição de diagnósticos. Nesta aula, o Dr. Angelo Chelotti Duarte abordou a importância dos diversos exames de imagem e as ocasiões em que cada um deles deve ser pedido. O curso está disponível neste link (confira os slides aqui).

Julho/2020

Curso de Inglês Técnico para Médicos (Cirurgia): como o Inglês é necessário em diversas atividades da carreira médica (como a leitura de artigos, o acompanhamento de periódicos internacionais e o diálogo com colegas estrangeiros), este curso tratou da nomenclatura de sinais e sintomas e fomentou uma discussão a respeito de um artigo em Inglês (confira o artigo aqui). A aula foi ministrada pelo Prof. Renato Martins e está disponível neste link (confira os slides aqui).

Curso de Diagnóstico por Imagem (Abdome): os exames de imagem fazem parte da rotina de qualquer médico e contribuem muito para a investigação clínica e a definição de diagnósticos. Nesta aula, o Dr. João Paulo V. Carvalho abordou a importância dos diversos exames de imagem e as ocasiões em que cada um deles deve ser pedido. O curso está disponível neste link.

Junho/2020

Curso de Inglês Técnico para Médicos (Clínica Geral): como o Inglês é necessário em diversas atividades da carreira médica (como a leitura de artigos, o acompanhamento de periódicos internacionais e o diálogo com colegas estrangeiros), este curso tratou da nomenclatura de sinais e sintomas e fomentou uma discussão de caso clínico em Inglês. A aula foi ministrada pelo Prof. Renato Martins e está disponível neste link (confira os slides aqui).

Curso de Situações Difíceis na Carreira Médica: por meio de um bate-papo com o Prof. Dr. Rodrigo Luz (psicólogo, especialista em Cuidados Paliativos e presidente da Fundação Elisabeth Kübler-Ross no Brasil), os alunos puderam refletir sobre como comunicar más notícias e, ao mesmo tempo, preservar o cuidado na relação médico-paciente. A discussão está disponível neste link.

Outubro/2019

Curso de Diagnóstico por Imagem (Radiografia de Tórax): para aprofundar a capacidade dos alunos de interpretar exames de imagem (tão comuns e úteis à prática clínica), este curso abordou a comparação entre radiografias normais e alteradas. No caso, o foco recaiu sobre quadros torácicos.

Julho/2019

Curso de Diagnóstico por Imagem (TCE e AVC): para aprofundar a capacidade dos alunos de interpretar exames de imagem (tão comuns e úteis à prática clínica), este curso abordou a comparação entre radiografias normais e alteradas. No caso, o foco recaiu sobre quadros de traumatismo crânio-encefálico (TCE) e ataque vascular cerebral (AVC).

Maio/2019

Curso de Educação Financeira para Profissionais da Saúde: ministrado pelo especialista Fabrício Duarte, da W1 Consultoria Financeira, este curso almejou trazer princípios de planejamento financeiro, investimentos e finanças para os alunos da FCMSCSP.

Maio/2018

Curso de Sutura: foram 40 vagas, distribuídas em 2 dias (16 e 17 de Maio).

Setembro/2017

Mini Cursos Pré-CoMASC: são quatro cursos que acontecem nos dias que antecedem o CoMASC (Congresso Médico-Acadêmico da Santa Casa).

Maio/2017

Workshop de Especialidades: evento de apresentação ao trabalho de algumas das várias especialidades médicas. As palestras foram definidas por enquete enviada aos alunos da graduação em Medicina da FCMSCSP.

workshop_especialidades_2017