O que é?
A Iniciação científica (IC) é a primeira experiência do(a) aluno(a) de graduação com a pesquisa acadêmica. Com a orientação de um pesquisador experiente, o(a) aluno(a) deverá desenvolver o pensamento científico, aprender a explorar criticamente a literatura, elaborar projetos de pesquisa, redigir textos técnicos para publicações e congressos, além de aprender técnicas e métodos de pesquisa.
A escolha do orientador cabe ao(à) aluno(a), embora limitada pela disponibilidade do docente. O tema a ser estudado deve ser discutido entre os dois, mas é preciso ter em mente que o professor vai orientar em um tema que faça parte de sua linha de pesquisa, também considerando os recursos e a capacidade da instituição e dos participantes.
A IC pode ser realizada com ou sem bolsa, sendo esta um valor pago ao(à) aluno(a) como forma de reconhecimento acadêmico e incentivo à pesquisa. Ambos os tipos necessitam de certa formalização para serem registrados e reconhecidos pela Comissão Científica da Faculdade. Nos casos sem bolsa, o registro pode ser feito durante o ano inteiro; nos casos com bolsa, geralmente há prazos mais específicos.
Por onde começar?
Veja o nosso guia: IC for Dummies.
Se tiver mais dúvidas, entre em contato com o científico do DCMA!