Intercâmbio: Pesquisadores do Futuro

PESQUISADORES DO FUTURO

    Você é aluno do segundo ou do terceiro ano do curso de Enfermagem, de Fonoaudiologia ou de Medicina da FCMSCSP? Possui experiência em pesquisa? Tem bom domínio da língua inglesa? Então, não deixe de conferir o programa de intercâmbios “Pesquisadores do Futuro”, promovido pelo Núcleo de Relações Internacionais [NRI] da FCMSCSP. 

    O programa leva, todos os anos, alunos da graduação para desenvolverem projetos de pesquisa em diversos países com bolsa que cobre os custos básicos da viagem, como passagens aéreas, alimentação, moradia e seguro saúde. No país selecionado, o aluno desenvolverá um projeto de pesquisa dentro da área já pesquisada anteriormente pelo discente.

    Funciona da seguinte forma: o aluno com experiência de pesquisa (o que não significa ter concluído uma Iniciação Científica [IC], mas ter algum envolvimento com o processo da IC atestado pelo orientador) passa por um processo de seleção que avalia se ele se encaixa no perfil de pesquisador buscado pelo programa. Nesse sentido, é valorizado no candidato seu pensamento crítico em relação ao projeto e aos métodos utilizados e sua maturidade acadêmica. A seleção é feita em duas fases. 

A primeira consiste em um texto escrito em inglês para avaliar, principalmente, a capacidade de escrita na língua, indispensável para o desenvolvimento de um projeto no exterior. A segunda ocorre com uma entrevista inteiramente em inglês, em que se avalia a desenvoltura do aluno na língua ao falar sobre o tema de sua pesquisa e o pensamento crítico em relação aos métodos utilizados para desenvolvê-la.

    Não se preocupe! Não é exigido nenhum tipo de certificação na língua inglesa e não é exigido fluência total ou ausência de sotaque! O programa só busca, com o texto e com a entrevista, alunos capazes de apresentar e de argumentar seus pontos de vista sobre o projeto científico em um país de língua diferente. O importante é ser entendido pelas outras pessoas, e não ter certificado ou mesmo “falar bonito”.

    Além disso, não é exigido que o aluno tenha ICs publicadas ou mesmo finalizadas, o programa seleciona alunos que têm maturidade científica atestada por um formulário preenchido pelo orientador. A intenção é que o aluno saiba pensar criticamente sobre o seu projeto e o de outros em sua área.

    Cabe ressaltar que o aluno não escolhe a que país irá, mas ele dependerá de contatos dispostos a aceitar intercambistas na sua área de pesquisa, sejam eles em quaisquer países.

Gostou do programa? Confira seu manual, entrevistas e muito mais para ficar por dentro das oportunidades!

 Manual dos Intercâmbios 

capa intercambio manual

Entrevista com a Drª Ana Luiza Navas, Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais 

Saiba mais sobre as oportunidade e como participar

Dúvidas? Acesse o documento explicativo disponibilizado pelo NRI com perguntas frequentes aqui.

Ex-intercambistas compartilham suas experiências no “Pesquisadores do Futuro”

Entrevista com o acadêmico de medicina Enrico Suriano

Veja mais sobre as experiências de ex-intercambistas que já participaram do programa em outras edições clicando aqui.

Se tiver dúvidas, chame a Diretoria Científica do DCMA: 

Email: cientifico@dcma.com.br

Whatsapp:
Caio Hussid (57): (11) 96585-1091
Thais Jareño (58): (11) 99988-5570
Julia Katano (58): (11) 94339-1366
Daniel Raskin (58): (19) 99846-0853